19.6.10

Aqui na terra tão jogando futebol ...



Em época de Copa, vuvuzelas, jogos com placares sem graça, frio lá no gramado, torcida de mulheres (mulheres?) com mini vestidos e uma mãe ha mais de uma semana no hospital, escuto a conversa dela com a enfermeira:

- A senhora gosta de Copa? Vai torcer amanhã pelo Brasil?
- Torcer? Copa? Ah, até posso assistir. Mas, não sou muito ligada nisso não.

E quando perguntei - com todo ar de jornalista curiosa - ela olhou bem nos meus olhos, pegou minha mão gelada e respondeu:

- Sabe Rá, é difícil explicar mas me senti traída. Não era uma época fácil. Tinha gente sumindo, gente morrendo, gente desaparecendo e em 1970, só se falava em Copa do Mundo. Parecia que as pessoas estavam alienadas. Viviam em um mundo paralelo. O Governo fazia mil campanhas patriotas, era a seleção de ouro, mas onde estavam nossos amigos para torcer com a gente? Cadê aquele vizinho ou aquele primo? De repente, me senti traída. Achava tudo uma grande palhaçada. Era para esquecermos das coisas que acontenciam? Eu não conseguia entender e com o tempo, o coração verde amarelo só aparece quando estou longe, aqui dentro, ele mal pulsa.

Doeu.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa. Que choque de realidade né?
bjs,
T

*Livia* disse...

Parece que não mudou mta coisa no 'pão e circo' até hj, né?!

Bjoos