23.9.09

prontofalei


ahhhhhhhh! chega! não aguento mais e tenho que soltar para fora essa minha indignação. podem falar mal, podem discordar e podem até me queimar na fogueira. mas eu não concordo e cheguei ao meu limite.

antes deixa eu explicar direitinho: eu destesto pessoas extremistas. então é assim, se você malha o dia todo e só fala disso, você é extremista para mim e isso enche o saco. e assim ocorre dentro de vários grupos sociais que existem.

e agora vem a minha indignação: eu não acho que S.Paulo (cidade que amo e defendo até a morte) tem condições de ter ciclistas. prontofalei. não sabemos nem conviver com motoboys e nem com outros carros, que dirá com ciclistas. digo isso porque dia 22 foi o dia mundial sem carro e rolou o maior movimento aqui na Paulista dessa galera da pedalada.

eu acho o máximo a organização que eles têm, os passeios que eles fazem, o ponto de encontro em frente ao Cervantes e todo esse movimento: vamos andar por aí, fazer esporte e aumentar nossa patota. porém, não me venha com esse papo de: carro não, bicicleta sim. os pontos:

1. s.paulo por sua extensão e magnitude demográfica não é plana. logo, andar de bicicleta só se você tiver um modelo muito bom.
2. para isso, você tem que ter grana, o que não é uma coisa muito comum por aqui
3. e mesmo com grana, você não vai sair de moema para trabalhar na lapa de bicicleta
4. tá, tem gente que vai, mas vc teria que ter o mínimo de preparo físico e também um chuveiro no seu trabalho, certo?
5. sem contar na possibilidade de chuva. oi, aqui é a terra da garoa?
6. ok que a CPTM e Metrô possuem bicicletários e condições para levar a bike, mas, possuem mesmo? até onde sei, em várias estações você tem que levar a bike na mão pelas escadas. E qual seria o problema? Oras, nada. Se você não tivesse que levar a sua, dos seus dois filhos e ainda olhar eles descendo a escada.
7. resumindo: a cidade não tem condições urbanas de ter cicilistas.

muito mal humor? não. como eu disse antes, adoro os ciclistas e esse movimento todo. acho que mesmo a cidade não tendo condições concretas, é com este barulho todo que podemos mudar esta realidade e tornar as coisas possíveis.

porém, não me venham falar mal dos carros. vamos deixar um pouco a hipocrisia de lado. porque eu sei, que quando o ciclista quer ir para a praia, ele não vai de bike. quando quer ir à uma festa na casa do amigo ou num casamento, ele não vai de bike, vai de carro. então, usar com bom senso o carro é uma coisa, agora, fora carros é demais. prontofalei de novo.

e antes que a fogueira que queime por completa: eu não tenho carro e ando bem de coletivos.

2 comentários:

Anônimo disse...

É um pouco do que já discutimos. Não adianta querer andar de bicicleta aqui em São Paulo se não tiver como (equipamento adequado, chuveiro no trabalho, etc). Mas o que mais falta mesmo é um respeito maior ao ciclista: ciclovias, espaços delimitados para os cliclistas, bicicletários, poder usar sua bicicleta no metRô/trem todos os dias, não só nos fins de semana (incentivando um maior uso deste meio de transporte). É uma questão mais ampla, Quel, e você mesmo diz isso no post. Não pode ser radical (Bike sim, carro não) mas para andar de bicicleta precisa de muitas coisas serem feitas, inclusive políticas públicas.
Bjos,

Lissão Albuquerque disse...

Relax chel, vc falou algo que é fato, não adianta vir com extremismo. E acho a ideia de usar bicicleta o máximo, mas pra mim não da pq o circuito ate o serviço tem muitas sibidas e precisaria de um chuveiro ao chegar. portanto uso o transporte público mesmo. Portanto melhorem o meu transporte, melhorem as ciclovias, melhorem o metrô. Eu utilizo carro sim, mas so na sexta feira e para sair o que eu não suporto é esse consumismo desenfreado e pessoas que tem 3..4 carros na garagem so para ostentar aos outros OU pessoas que andam com aqueles utilitarios gigantes apenas com uma pessoa dentro isso que me incomoda. de resto sobre os extremismo você tem toda razão em qualquer grau do caos do transporte deficiente da nossa adorada cidade que não largo por nada