13.12.10

menos !!!!

Eu sei que é final de ano. Que o espírito de solidariedade invade nossos corações, que procuramos ser mais bondosos, pacientes e gentis. Mas brega nós não precisamos ser. O post de hoje, talvez um dos últimos deste ano, é sobre a breguice que está a minha querida Avenida Paulista.

Em 2008 me lembro que os enfeites que decoraram a avenida de ponta a ponta eram grandes bolas azuis com alguma luz dentro e só. Quem passava à noite admirava os enfeites clichês natalinos dos bancos e prédios enquanto no centro estavam as gigantes bolas iluminando todo o corredor gelado (no caso quente porque dezembro aqui é um forno).

Pois bem. Em 2009 o Santander resolveu patrocinar não só a árvore do Ibirapuera (que já estava de bom tamanho) como também a Paulista. Daí, guirlandas clichês se espalharam por toda a avenida e em cada poste, havia junto uma mensagem de Boas Festas em uma língua diferente. Clichezão, mas ok.

Agora, neste ano, o Banco do Brasil resolve transformar a Paulista num zoológico bem no estilo de shopping mesmo, pra ferrar gostoso com o trânsito (não apenas de carros que andam em primeira desde o Paraíso como o trânsito de pessoas que tiram 15 vezes a mesma foto e param no meio da calçada do nada). Exagerada eu? Então, reflitam comigo:

- pra começar que não temos no Brasil pinguim ou elefantes como animais nativos. Se é pra colocar um bicho daquele tamanho em cima de um poste que seja uma arara, mico, tucano, qualquer outra coisa
- apenas as lamparinas antigas já estava de bom tamanho, mas não. Os postes agora têm: as duas lamparinas, o bicho gigante que toca algum instrumento (tipo uma ratinha com corneta ou a girafa com sax) e embaixo vem o pior: pedaços de músicas de natal.

Um parágrafo à parte, pois merece. A cada poste, um verso da música de natal, com letras douradas de plástico coladas em cima de um veludo. Oi? Se estivessem dentro da sala aqui de casa ok, mas não, estão na Paulista. Estão dispostas na avenida que mais venta na cidade. Fora que, quando chove (como os dilúvios dos últimos dias) fica toda arrebentada. Então o que acontece? Vou dizer o que acontece.

Se você está parado na frente do MASP e o poste diz: Noite Feliz, Noite Feliz, Ó Senhor, Deus do amor, no outro deveria ter a continuação certo? Não, por conta das chuvas, vento e da cola em cima do veludo fica: pobre inh nas eu e Be em. Dá pra entender?

E aí pra piorar tudo de vez, os mesmos bichinhos espalhados pela avenida estão em cima do palco do Ano Novo, junto com um Papai Noel muito doido deitado de bruços, um Quebra Nozes com cara de tarado e uma rena que pra ficar de pé está enforcada com um laço enorme no pescoço.

Na boa, prefiro mil vezes nossa árvore aqui de casa que tem luzinhas que não piscam em sintonia ao ver toda essa breguice da Paulista. Prontofalei.

2 comentários:

Marcelo disse...

Odeio essas frescuras de natal, ainda mais as de rua. Nossa arvorezinha, que não tem luzinhas e foi comprada na Americanas é o maior esquema...

Anônimo disse...

eu tbm não gostei dos enfeites, mas vou pra lá tirar fotos numa nice.