12.9.08

dica

Ai. Sexta-feira é sempre assim. Eu ia postar falando sobre outras coisas que estão na minha caixola e fiquei na maior dúvida em escolher o assunto. Mas, hoje começa um festival cultural muito bom no Parque da Água Branca chamado Revelando São Paulo. E como o final de semana promete continuar com esse solzão-delícia aqui em Sampa, resolvi falar sobre este evento e deixar como dica para quem quiser fazer algo diferente durante esta próxima semana. Bom, lá vai.

Este evento acontece uma vez por ano aqui na capital e, durante o ano todo, em outras cidades do interior do Estado. O festival funciona como uma amostragem significativa da cultura tradicional em São Paulo. Durante nove dias seguidos, os paulistanos têm a oportunidade de vivenciar a cultura de todo o Estado no mesmo local. Isto porque, em diversos pontos do parque, são apresentados aspectos desconhecidos ou pouco divulgados da vida e tradições das deliciosas cidadezinhas do interior.

A amostragem é dividida por região e cada município é contemplado com um estande onde são apresentados ao público o artesanato e a culinária tradicionais de cada lugar. Ou seja: tem uma área de artesanatos bem bacanas e também uma outra área incrivelmente saborosa onde você encontra algumas comidas típicas como: vaca atolada, feijão tropeiro, afogado, rojão, galinhada e muitos tipos de cachaça e bebidinhas. Acompanhadas de grupos tocando modas de viola, rodas de conversas e causos.

Na grande arena do parque, é montado o palco prinicpal, onde são exibidos em horários adequados, apresentações diversas e grupos de danças oriundos de cada cidade. Há também apresentações infantis espalhadas pelo parque e outros estandes de comidas e bebidas. O preço das coisas é tranquilo e dá para levar a família toda. De dia é sempre super quente e cheio de gente e de noite vai ficando mais vazio na grande arena e mais cheio no Rancho Tropeiro, onde ficam as comidinhas e bebidinhas.

Eu frequento este evento desde 2003 e nunca perdi uma edição. Houve um ano que cheguei a fazer umas matérias, entrevistas e presenciar acontecimentos inesquecíveis. Mas agora costumo ir de tarde, comer algo e ficar até de noite, na preguiça de uma árvore, depois de um cafézinho feito na hora e de comer um belo prato com gostinho de fazenda. Vale a pena conferir.

Pra quem se interessou
De: 12 a 21 de Setembro . 9h às 21h
Parque da Água Branca
Av. Francisco Matarazzo, 455

2 comentários:

Cinthya Rachel disse...

nossa, é perto de casa. quem sabe eu não dou uma passda. temos o mesmo apelido, meu pai me chama de chel. beijo

Larissa Saram disse...

Vou arrastar a Verena e a Aline!