11.11.08

burocras

[pausa nas escritas da viagem-inesquecível-quero-voltar-pra-lá-agora]

No mês passado, enquanto estava em Marte e trabalhava das 7h às 20h tive 53 horas extras em menos de duas semanas. Daí resolveram me obrigar a tirar logo minhas folgas. Fui tirando aos poucos e agora vem o feriado e eu não tenho mais como emendar a sexta dia 21/11. Mas que burrica! Bom, ok.

Acontece que na sexta passada eu tirei as últimas horas extras e fiquei a tarde toda perto de casa resolvendo coisas burocráticas. Acho que não tem nada mais broxante que tirar folga e ficar indo ao banco, Correios, etc. But, era preciso. E eu como boa cidadã e pessoa com otimismo fora do normal, resolvi ir ao cartório eleitoral justificar meu não voto do segundo turno.

Na realidade, antes de ir para o cartório fiquei em casa discutindo com meus pais a burocracia brasileira. Não, eu não sabia que existem tipos diferentes de cartórios. Não, eu não sabia que para abrir um cartório você tem que fazer concurso, não sabia quem trabalhava lá dentro, não sabia como funcionava, nem nada. Aliás, nem fiquei mal e nem fico agora. Porque sei que muita gente também não sabe. E claro, esquentada do jeito que sou fiquei puta porque achei tudo a maior confusão e pilantragem pra ganhar dinheiro.

Desci do carro e falei pra minha mãe dar uma volta do quarteirão que provavelmente a fila andaria rápido. De fato, a fila andou bem. Mas aqui dentro as cenas passavam bem devagar. Vi um moleque todo bombadinho sentado justificando o não voto dele porque tinha ido viajar para São Carlos. Ele deu uma desculpa qualquer e o cara aplicou uma multa para ele. A reação foi um: ok, quanto é e onde eu pago? Não entendi nada.

Daí, olhei para o lado e li um papel na parede que dizia: Multa - R$ 3,50. Ainda sem entender chegou minha vez e sentei. Oi, bom dia, eu votei no 1º turno e no 2º não porque estava viajando a trabalho. Trouxe a justificativa da minha empresa. Abria o envelope quando ela me respondeu: ok, vou dar uma multa para você pagar ok? Lembrei do valor colado na parede e mesmo assim não entendi: multa do quê? Multa por não ter votado. Mas, eu estava trabalhando, trouxe a justifcativa. Sem olhar na minha cara ela se virou para o colega ao lado e repetiu minha última frase. A resposta dele: mas ela é médica?

Oi? Não entendi. Se eu fosse médica não pagaria essa porra de multa? Pensei, respirei fundo e disse, infelizmente, a verdade: não, sou jornalista. Ok, espera um pouco que vou falar com a fulana. Ao ver ela subindo as escadas ainda tive que ouvir do colega dela: é .. que estranho né? Como pode uma empresa obrigar você a trabalhar e não deixar você votar? Respeirei fundo novamente e respondi: então, na realidade eu voto desde 1998, nunca deixei de votar e desta vez, não foi porque eu não quis (na verdade eu adorei não ter votado, mas foda-se) mas porque eu estava trabalhando. Em viagem, mas à trabalho. Não teve tréplica. A moça desceu e disse a resposta que eu não esperava: ok, não precisa pagar, só assina aqui e leve este papel.

Ok, deixa ver se eu entendi: porque sou da imprensa eu não pago? Porque falei que era jornalista? Alguém me pediu uma documentação? Será que se eu fosse toda de branco e falasse que era médica ela também não deixaria eu pagar a multa e ainda me pediria um atestado? E que porra de multa é essa que todo mundo paga e alguns não?

Definitivamente, na próxima folga vou conhecer a piscina do meu prédio.

3 comentários:

Marcelo disse...

Ok, já tô separando meus 3,50 pois não terei desculpa para não pagar e ter minha justificativa sem pagar nada. 'Ah, vc tava na Europa, problema seu...'
Beijos!

Francisco disse...

hahahahaha a multa de não votar custa só 3,50? Nossa.... Achava que era mais mais alta! Sei lá.

Mas meu, povinho de cartório, poupa tempo, funcionário público... é tudo a mesma merda né? Tudo uns boçais... Só serve pra apertar botão. É uma burocracia mesmo!!! Você começa a argumentar e eles entram em parafuso.

O Brasil é uma escrotice em algumas partes né?

Larissa Saram disse...

Brasil...eôôôô