14.11.08

dicas para quem quer ir

(Ok. Como estou com vontade de postar, mas tenho muitos assuntos, resolvi colocar abaixo toda a descrição de como foi minha viagem para Bolívia - Peru. Simplesmente porque é sempre bom relembrar coisas boas e porque tem muita gente me pedindo dicas. Então, lá vai. Aliás, acho que este post é só para quem tá muito afim. Porque até eu teria preguiça de ler tudo. Hehehe. Quem ler e tiver dúvida, é só falar)

A viagem que eu fiz foi feita em 25 dias e passei por alguns lugares da Bolívia e do Peru. Iniciamos o projeto da viagem em janeiro de 2007, assim, com um roteiro mais ou menos, discutido por todos do grupo, pagamos as passagens ao longo do ano e fomos trocando os dólares aos poucos até chegar a data de saída (15/12). Com isso, a viagem nem saiu tão cara porque fomos pagando tudo ao longo do ano. Ao total gastamos uns R$ 1.200,00 folgado. Eu levei US$ 600,00 e nem precisava de tanto. Um boliviano vale muito e um sol peruano vale pouco também, mas no Peru as coisas são um pouco mais caras que na Bolivia. Vou explicar como foi a ida e a volta - mas sei que há outros meios ... esse foi o qual escolhemos como + barato na época:

Ida

São Paulo - Campo Grande / MT
Campo Grande / MT - Santa Cruz de la Sierra / Bolívia

Volta

Santa Cruz de la Sierra / Bolívia - Campo Grande / MT
Campo Grande / MT - São Paulo

Bom, o roteiro foi decido no início do ano. Fomos num grupo de 7 pessoas. Sendo que um casal de amigos já tinha feito essa viagem ha uns anos antes. Então eles repetiram alguns passeios com a gente e deram dicas para fazermos os outros. Decidimos tudo em 4 pessoas e depois os outros 3 foram incluídos ao grupo qdo tudo estava fechado. Sugiro fazer o mesmo se for em grupo: tente decidir tudo com o maior nº de pessoas, pq dps não tem como reclamar. hehehe.

Usamos a experiência dos amigos que já tinham ído e um livro chamado: o guia do mochileiro ou do viajante - não lembro bem .. rsr Esse guia tem pra vender e na capa tem a imagem de uma menininha peruana. É mto bom pq dá dicas de preços, horários e coisas chatas / legais. E agora, segue mais ou menos o roteiro:

Santa Cruz / Sucre / Potosí / Uyuni / Puno / La Paz / Arequipa / Grand Canyon / Copacabana / Isla del Sol / Cuzco / Vale Sagrado / Machu Picchu


Santa Cruz: só ficamos por lá uma noite e também na volta. Não tem nda demais e está sempre em conflito por causa do Evo (nível de perigo 5 hehehe)

Sucre: é uma das capitais históricas e muito bonitinha. Pegamos chuva, mas tem uns restaurantes e pubs muito bons, apesar do srtress político e das barricadas. (nível de perigo 2)

Potosí: só passamos o dia para irmos à Uyuni ... é bem alta e sugiro tomar chá de coca nos cafés perto da igreja ... também é legal para comprar algumas coisinhas mas deixe para gastar $ em La Paz

Uyuni: vale mtooo a pena. Não pela cidade mas pelo passeio no deserto de sal. Optamos por dormir num hotel inteiro feito de sal. É bem frio de noite e bem quente de manhã. Mas vale mto a pena o passeio e o deserto é indescritível - pechinche com as agências locais.

Puno: Só passamos para comer. Eu tava tão mal de estômago q nem me lembro bem .. os restaurantes são horríveis e quase vomitei só de ver os pratos. Durma no ônibus e coma salgadinho. Vai por mim

La Paz: A cidade com maior altitude de todas. Aconselho vc tomar mto chá de coca e sorotipills - pastilhas contra Soroti (mal de altitude). É tiro e queda e dá uma alívio mto bom. Cidade gde como S.Paulo mas com o famoso Mercado de las Brujas (compras a preço de banana - pechinche o quanto puder) Vale tb fazer o passeio aos montes nevados de Chacaltaya ... 5.400m !!! É de perder o ar de fato, mas vc vai ver neve! Eu nunca tinha visto e fiz um bonequinho .. hehehe

Copacabana: sensacionall ! Passamos o natal por lá ... se vc gosta de Trindade e São Tomé das Letras, vc vai gostar dessa cidade .. ela fica na beira do lago Titicaca (que mais parece um marzão azul lindo) e tem barzinhos e baladinhas alternativas super gostosas ... mas vale para passar uma noite.

Isla del sol: de Copacabana fomos fazer este passeio, que, na opinião do grupo, foi o melhor de todos. Eu nem curti mtoooo pq estava me sentindo meio sozinha (por outras coisas) mas o por do sol é realmente de cair o queixo e vale fazer a trilha que sai do lado norte da ilha ao lado sul - se tiver sol, passe mtoooo protetor (eu voltei com marca e tenho manguinha até hoje)

Arequipa: A primeira cidade do Peru que visitamos. Mto bom o relacionamento com os peruanos. O país é mais rico e tem mais noção de turismo. Ficamos um dia à mais na cidade de tão charmosa que é. Há alguns lugares caros, mas vale andar pelos cafés, conhecer a cidade durante o dia e comer na praça central ... é encantadora e tem 15 mil táxisss !!!!!

Grand Canyon: de Arequipa, saímos para fazer este passeio ... não vale mtooo a pena não ... só se vc gostar de montanhas rochosas, vento e Condor ... só que acordamos às 4h para ver esses bichos voando e não apareceu nenhum ... hunf !

Cuzco: a última cidade do nosso roteiro. Ficamos quase uns 4 dias embaixo de garoa nessa cidade acolhedora, com ótima infra estrutura e mtos turistas. Nossa virada de ano foi na praça central junto a alguns brasileiros e gringos. Lá tem mtas boates e barzinhos mas vale a pena dar uma andada e conhecer as igrejas por dentro - já que a cidade foi palco dos primeiros ataques dos espanhóis aos incas. É de lá que saem as excursões para Machu Pichu. E foi lá que descansamos antes da trilha e também na volta

Vale Sagrado: em Cuzco fizemos o passeio de um dia para Ollaytaitambo (não lembro como se escreve). O guia era um barato e até tocou um som no micro-ônibus - hilááário. Este passeio já mostra algumas ruínas incas e terras de plantio antigas. Você também poderá visitar a feira de Pizac com artesanatos a preços de banana - pechinche

Macchu Pichu: antes de mais nada, um parágrafo à parte:

Para ir à Macchu há dois caminhos: por trilha - de 4 dias - ou de trem (algumas horas, saindo de Aguas Calientes). Nós fomos de trilha e para isso, tivemos que pagar metade aqui no Brasil e metade lá em Cuzco, quando chegamos por lá. A agência que nos levou se chama: Destinos Turísticos e uma das donas, a Judith é brasileira e mtooo gente fina (tipo mãezona mesmo). Acho que pagamos uns 200 reais aqui e o restante em dólar ... mas não lembro bem. O mais legal é que a agência funciona da seguinte forma: você deixa suas malas grandes na agência e leva uma mochila menor com pouca coisa - pouca mesmo, afinal, você não vai tomar banho por 4 dias. É, isso mesmo. Daí, o esquema é feito da seguinte maneira: um grupo de 20 portadores vai subindo a trilha e ao longo do percurso o seu guia vai parar em alguns lugares demarcados para você comer e dormir. O doido é que enquanto vc demora 3 horas para uma trilha estes caras ultrapassam vc com mta coisa nas costas (butijão de gás, barracas, bancos, comida, etc) e qdo vc chega no local há uma tenda armada, pronta para vc comer ou dormir. E prepare-se com os banquetes que eles fazem, é animal! Coma muito e coma de tudo porque depois você pode passar fome nas trilhas e tem que ter muita energia pra subir tudo .. principalmente no segundo dia - que é o trecho mais dificil.

É complicado, é cansativo, você acha que vai desistir mas vale muito à pena chegar em Macchu Pichu depois de andar 3 dias direto e se deparar com aquilo tudo. Eu achei pequeno (perto do que sempre via em fotos e filmes) mas é simplesmente perfeito. A energia do lugar é mesmo impressionante e as pedras são a maior perfeição que eu já vi na vida. E o melhor de tudo é que: quem chega lá pela trilha encontra o lugar ainda vazio e na penumbra da madrugada. Pq os trens q saem de Aguas Calientes sobem mais tarde então não fica mto lotado de turistas nas primeiras horas .. dps enche bem. Lá tem uma infra boa e o melhor é descer dps tudo de trem em 2horas ... daí de lá, você volta para Cuzco, sua cama e seu chuveiro - você sentirá mta falta disso, com certeza

Bom, no mais, o que posso te dizer é que não imaginava que a Bolivia era tãão pobre assim e vi cenas chocantes e deprimentes. O povo é sim muito sujo, fedido, mal cuidado e pobre. Eles são fechados na cultura deles e fazem algumas coisas incompreensíveis para nós .. mas é assim mesmo: um choque cultural de pessoas, histórias e belezas naturais. Peru é mais fácil de negociar, conversar com os peruanos e conhecer toda a riqueza cultural que eles tem. As histórias dos povos, línguas e influências incas é incrível !

Bien amigos, és esto. Buen viaje !

2 comentários:

Francisco disse...

Nossa! Valeu demais essas dicas... Realmente a Bolívia é super pobre. Eu sei que é pobre e nem tenho idéia do quão pobre deve ser.

Mas a trilha que farei (seu eu for, claro!) será a de Salcantay... os mesmos 4 dias, só que a foto do local é indescritível. Eu preciso conhecer Machu Picchu. É tipo um chamado que eu venho tendo desde os 18. Desse sonho eu não consigo largar e num sei porque!

Valeu pelo post. Demaisss!

Beijos

Ricardo Moreira Leite disse...

Ainda hei de conhecer a Bolívia....