29.12.08

perubas

Eu não ia fazer um outro post hoje. Mas, não me aguentei. Dei uma rodada em blogs alheios e fiquei inspirada. Como se não bastasse a galera daqui ter debandado para um almoço coletivo de duas horas, acabei de escutar a música clássica do Vídeoshow. Pronto. Como Vídeoshow me lembra ficar em casa (o mesmo acontece com a música da Sessão da Tarde) resolvi comentar um pouco sobre minhas férias.

Os meses de janeiro, foram marcados por grandes viagens (por uns anos, não sempre). Conhecemos Salvador, Aracaju, Curitiba e um pedaço de Mato Grosso. Mas a maioria das vezes, passamos as férias na mesma casa da praia, por muitos e muitos anos. Foi lá que tomei gosto pelo mar, pelo por do sol, pela maresia grudenta e pelo cheiro de protetor solar.

Não rolava farofada, porque sempre ficávamos só nós quatro, mas eu costumava acordar cedo e andar com minha mãe na praia, pegar conchas e voltar na maior brisa caiçara para casa. A gente tomava café e voltava para a areia com meu pai e meu irmão. Lá as brincadeiras rolavam, as fofocas aconteciam e os segredos eram guardados nas ondas.

De tarde a gente assistia uns filmes clássicos como Esqueceram de Mim, Meu primeiro amor e aquela novela Vamp. Eu vivia com umas idéias de fazer show de mágica, números de dança, inventar brincadeiras o tempo todo. A balança ainda ficava no alto do chapéu de sol e eram naqueles dias que curtíamos nossos presentes de natal.

A volta era meio triste porque depois de todo bronzeado e areia no cabelo eu sabia que não voltaria pra lá tão cedo, que a noite no parquinho seria a última e que a feirinha hippie mudava de endereço de novo. O pior: eu sabia que no próximo ano eu voltaria com outras idéias, mais crescida e achando alguns hábitos babacas e infantis. No meio do trânsito da BR eu pensava que mais um ano começava e uma idade cheia de coisas novas me aguardava.

Hoje eu passo as férias por aqui. Longe daquela casa encantada. Mas, de algum modo, não sinto mais graça alguma em me melecar com o picolé de uva, ter apaixonites de verão e colocar os colchões no sol.

Nenhum comentário: